O manguezal é mais que um monte de lama com mosquitos. É um ecossistema essencial para manter o equilibrio socio-ambiental de um meio. Pouco conhecido, menos chique que a floresta primar, o mangue é afetada pelo
desmatamento, a modernização e a mudança climatica.
Um pouco de ecologia ...
O manguezal é um ecossistema de pântano marinho tropical, seja uma organização de seres vivendos e de seu meio-ambiente que se desenvolvem numa zona sujeito às inundações periódicas pelas marés, chuvas e rios. Para resumir, o manguezal precisa de um meio quente e umido com uma enchente periodica.
O mangue é um dos 14 biomas terrestras, excepto que não tem a mesma reputação ... Por entanto, é um ecossistema fundamental que permite um equilibrio ambiental, entre o mar e a terra, para evitar a erosão e degradação desses meios. Em efeito, sua implicação na resiliencia ecologica das zonas costeiras contra as catastrophas naturais e a mudança climatica é muito importante, como cyclonas, tsunamis, subida do nivel do mar. Os arvores emblemàticos do maguezal têm raizes que mantê-lo solidamente no solo e que formam um rede bem resistante às variações climaticas, jà mencionadas .
O Brasil possui a maior área contínua de manguezais do mundo, de Maranhão até o Pará, O Maranhão possui quase 50% do total dessa área, portanto, no estado brasileiro que apresenta a maior cobertura de manguezais, com cerca de 500.000 hectares distribuídos em baías, enseadas, reentrâncias e desembocaduras de rios.
A vegetação do mangue no Brasil constitui-se basicamente de mangue vermelho, siriba, tinteira (ou mangue branco) e mangue-de-botão.
A folha dum novo mangue
O desmatamento da mangue e o esgotamento dos recursos e dos moradores
Os manguezais são muito importantes para as populações humanas. Sua vegetação enriquece e mantém a produtividade do mar em camarões e peixes, mais tambem contribuia produzir mel, madeira de construção, combustível da lenha, carvão. A alta produtividade em vegetação dos manguezais fornece uma grande quantidade e nutrientes e matéria orgânica no solo. A atividade agropecuaria é favoravel ao lado dessas regiões. Alem disso, o manguezal tem um valor cultural porque as populações desenvolveram o artesanato, as tradições ao lado dos mangues. Por exemplo, a casca do mangue vermelho é utilizado como corante para as roupas, e o papel (artigo sobre OCA e a fabricação do papel de banana). Os manguezais ensinam sobre a historia, porque tem vestigios de seismos antigos, fossiles de dinossaurio, …
No Maranhão estima-se que mais de 100.000 famílias dependem direta ou indiretamente dos recursos, bens e serviços do manguezal. A mangue tambem oferece alimentos e abrigos em abundância para os peixes, crustaceos, aves.
Pesca e banho perto da mangue em Alcantara
Fotografias de Claudio Farias
Entretanto, o crescimento das cidades, dos portos e dos pátios industriais tem contribuído para a diminuição e degradação das áreas de manguezal em todo o litoral mundial e em particular o litoral brasileiro. As comunidades que viveram perto dos manguezais foram relocadas no interior, enforçando-os de colonizar um novo espaço, de mudar de atividades para comer e sobreviver. Assim, é facil de adevenir o que se acontece pela fauna e a flora…
A falta de conhecimentos sobre os manguezais é a maior razão que pode explicar sua destruição. Como a floresta, o manguezal tem funções e serviços ecositematicos insondaveis que devem ser protegidos. Hoje, mais que nunca, o papel do arvore é essencial em nosso quotidiano.
. . .
Claudio Farias é um cineasta e um jornalista que se apaixonadou pelos manguezais em Alcantar, região cheia de historia. Desde 2010, ele esta realizando um projeto de sensibilização sobre os manguezais. Seu objetivo é de transmitir sua paixão e de ensinar porque os manguezais precisam de nosso atenção.
Fotografias do projeto "Mundo mangue" de Claudio Farias