O MST é um movimento que tem por objetivo aplicar a reforma agrária ou seja distribuir as terras dos latifúndios aos sem terras. Eles se definem como sendo um movimento de massa de caráter sindical, popular e politico.
"Lutamos por terra, reforma agraria e mudanças na sociedade" - Ulisses dirigente estadual do MST Pará.
O MST nasceu em 1979 durante à ditadura militar, o espaço aberto para esse processo foi a CPT (Comissão Pastorale da Terra) sem a qual, em anos de ditadura, o movimento não teria nascido o talvez demoraria ainda muito tempo para surgir. Criado em 1975, a CPT tem o papel de ajudar os pequenos agricultores, lhes dar um apoio legal (advogados), técnica (técnicos agrícolas) e um moral. Ao contrário da CPT, o MST é um movimento de luta social conduzido por ativistas sem terras. Esse movimento foi fortemente inspirado por os movimentos revolucionários cubanos, venezuelanos, e chilenos... As ações dele ?
Muitas coisas que a gente gostou : educação, agroecologie, e feminismo... A bandeira do MST
Se você presta atenção à bandeira do MST, você pode ver uma mulher e um homen (sempre lutando juntos), um facão saindo do pais (significa que o movimento atinge outros países. O fundo verde representa a floresta e o ambiente, e a cor vermelha o sangue caído durante as brigas.
Os sem-terrinhas
Nós encontramos militantes agricultores, professores e advogados lá. Mães, pais, estudantes, crianças participam tão na coordenação quanto nas atividades de luta e na ocupação de terras. Essas crianças sem terra militantes têm o próprio apelido deles : os "sem-terrinha. Era o caso do Paulinho que integrou o movimento à 13 anos. Nós ficamos na casa dele, no assentamento Martirize de Abril, ele nos explicou as ações do MST um pouco mais em detalhes.
Lutar pela terra :
O MST ocupa terras abandonadas por os latifundios. Freqüentemente o dono recebe um crédito dos bancos públicos (Banco da Amazona) para criar vacas, depois ele abandona e usa o dinheiro para investir em companhias. Esta terra deve retornar com a agricultura familiar. O banco hipoteca a terra e com a pressão do MST o INCRA comprerà de volta e distribuirá por os sem terra. Também tem o caso dos donos que não respeitam o Código Forestal e as normais ambientais, ou ainda donos que têm uma ação de título legal mas que decidiu tomarum pouco mais terras ao redor de e crescer, crescer e crescer !
O MST, procura a informação antes para saber qual terra responderia estas três condições. A organização interna parece muito bem desenvolvido. Nós discutimos com Ulisses o dirigente do MST do Pará que explicou-nós como acontece um accampamento. Para criar um acapamento, precisa de ter um nucleo bem forte de poucas pessoas que buscaram outras pessoas com quem se accampar. Essas pessoas moram na cidade e não tem condições por eles de ficar na cidade sem emprego. As vezes tem pessoas não sabendo roçar procurando por uma terra para se tornar agricultor, por isso as vezes o MST pode ser critizado. O nucleo de pessoa organizaram várias reuniões entre os ocupantes futuros, é a oportunidade para se encontrar e se formar nas lutas pela terra. Nenhum deles sabe onde é essa famosa terra que eles ocuparão, só a coordenação conhece. Eles serão advertidos só o mesmo dia, e de noite irá instalar o acampamento deles. Esta organização evita seja expedido antes de chegar na terra mesma. Mas não previne de sofrer vários despejos posteriormente esperando estar regularizado pelo INCRA e se tornar um assentamento.
Lutar para mudar à sociedade :
Lutar por a distribuição justa de terras às pessoas brasileiras também é um modo para dizer PARA a oligarquia eà sociedade atual. O MST investiu na educação fortemente, em cada assentamento eles organizaram cursos para ensinar ler e escrever aos habitantes : as crianças, os adultos e os adultos ++. O MST também tenta melhorar o modo de viver das pessoas jovens dos subúrbios que não tem nenhum ocupação e caim no mundo do crime, lhes oferecendo uma educação e uma terra.
Uma escola, a Escola Nacional Floresta Fernandes, foi criada em São Paulo em 2008, ela é dedicado para os militantes e outras organizações da América Latina que mexe nessa problemática mesma. Nós podemos se formar em agroecologia, em comunicação, em pedagogia e aí mesmo se tornar um líder de movimentos sociais. Esta escola foi construída colaborantemente, recebe as pessoas do mundo inteiro e os professores são voluntários.
É a escola do socialismo ! E como lhe mostra essa imagem: " sem feminismo não há socialismo ". Sim, a emancipação das mulheres dentro do movimento também é muito importante. Em cada estado nós acharemos sempre dois líderes : um homem e uma mulher...
Nesta escola, nós podemos aprender também se comportar em comunidade, colaborar, trabalhar junto, dividar as tarefas... Nós achamos essa manera de viver junto também nos acampamentos, onde um grupo de pessoas é nomeado à uma tarefa um dia em à uma outra o seguinte como cozinhar, o trabalho no campo, ou a vigilância. E na forma de nucléo que eles trabalham. Freqüentemente o trabalho de mutirão perde do seu interesse depois que cada um recebeu o seu lote, dai o trabalho de grupo fica mais difícil...
Se a gente devia resumir o MST em três palavras : igualidade, solidariedade e cooperação, um ideal as vezes difícil à atingir !