Clémence foi no Brazil um mes antes do projeto para pratiquar o seu portugues. Ela foi no Serta (o Serviço da Technologia Alternativa) na região do sertão no Nordeste conhecida por o clima semi-arido e os periodos intensos de secas.
Là, faz 6 anos que não choveu e as secas esvaziam o poço. O baragem hidràulico foi abandonado, é nesses locais que o Serta se instalou.
Faz quasi 25 anos que o Sebastião e o seus coleguas restauram esse lugar, os edificios e a terra ! O sol não està profundo, tem muito areia, e as condições climaticas são dificeis, mas isso não parou o Serta de criar um centro de formação que apoia a agricultura familial e faz reviver a zona rural abandonada por o Estado.
Em 2005, reproduziram a Caatinga, essa floresta espinosa com uma biodiversidade muita rica, tipica do sertão, sobre o antigo terreno de futball. Plantaram Mandacaru, Araticum, Caju, Mangueira, Umbu, Pitomba arvores que se encontram na Caatinga… e também goiaba, coqueiro, acerola e limão.
Em 12 anos, um terreno seco assim voltou uma florestal assim ...
Depois de plantar os arvores e de irrigar-os por alguns anos, os arvores deram as primeiras frutas em 5 anos. A idéa é de restaurar o sol, então o que cai fica no chão. Os ramos, folhas, frutas ficando no sol protegem o chão do sol, da evaporação, formam um ambiente natural por a fauna terrestre e fornece matera organica. Bõas condições para restaurar o sol !
D’aqui à pouco serà possivel plantar culturas e praticar agroflorestal !
Aqui alguns anedotas da flora da Caatinga !
Umbu : “árvore que dá de beber”, uma referência a sua característica de armazenamento de água, especialmente da raiz, qualidade necessária para sobrevivência nos longos períodos de seca no seu habitat natural, a Caatinga.Os nordestinos gostam muito dessa fruta, transformam em geleia, sorvete, doces…
Cajù : Na França a gente come as castanhas de cajus o verdadeiro fruto, o que é considerado popularmente como fruto aqui no Brésil é na verdade uma haste carnosa, o pseudofruto. Esse arvol é nativo do Nordeste !
Mandacaru : O mandacaru é importante para a restauração de solos degradados, serve como cerca natural e alimento para os animais. A planta espinhenta sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água. O fruto tem cor violeta forte e polpa branca com sementes pretas minúsculas, que servem de alimentos para aves da região. É também comestível para humanos. As flores são brancas e desabrocham à noite, murchando ao nascer do sol. Um espectàculo !
Até mais ...
[1] O clima semi arido represente a zona na qual as precipitações são alguns anos insuficiente para manter as culturas e a evaporação é mais importante do que as precipitações.
[2] http://www.cerratinga.org.br/mandacaru/