top of page

PORQUE "PARA AGROFLORESTAL" ?

Estávamos um pequeno fartos do convencional...

STOP

As alternativas um mundo em desregulação

Num contexto da apropriação dos recursos e utilização crescentes deles, o aumento da população e da insegurança alimentar, a desregulação dos mercados e concorrência international, o bem-estar dos seres vivos e do planeta é prejudicada ...

​

Estas frases, a gente ouviu dezenas de vezes, se não mais.

​

E no entanto, parece-nos que, às vezes, muitas vezes, as coisas estão a estagnar, que caminhamos  para um modelo sempre mais intensivo.

“ Em toda a parte homens e mulheres inventam um outro mundo, que respeita a natureza e os humanos, outras formas de fazer a agricultura.”

Amanhã, de Mélanie Laurent et Cyril Dion

Esses alternativas, começamos a estudá-las durante o segundo ano, onde fizemos um intercambio no Brasil (São Paulo e Florianópolis). A agroecologia constitui o tema centra do nosso ensino.

Através das nossas aventuras nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tivemos a oportunidade para ir ao encontro dos camponeses praticando, entre outros, a agroflorestal. Fumos fascinadas pelos paisagem construídos por esto tipo da agricultura. Foi durante um intercambio com um deles, e depois nossas experiencias no Brasil, que nós decidimos fazer este projeto sobre os sistemas agroflorestais no Estado do Pará.

A agroflorestal pode ser considerada como uma técnica agroecológica. Uma alternativa. É difícil de estudar um tema tão amplo do que a agroecologia. Então pensamos que podíamos centrar-se em um exemplo especifico. De mais, a agroflorestal é da agroecologia sem esquecer o aspecto árvore. É, portanto, um primeiro passo contra a desflorestação. Ora, a ligação levado pela agroflorestal, entre a agricultura e o árvore, é tanto mais emocionante  e importante num Estado como o Pará, onde a desflorestação causada pela agricultura intensiva, constitui um grande problema.

​

A visão do ecossistema defendida pela agroflorestal é a que queremos defender profissionalmente e pessoalmente.

A agroflorestal, outra forma de fazer

da  agricultura

E  porque  no Pará ?

O Estado do Pará, situado na região do Norte, é coberto em grande parte pela floresta amazônica. Assim, ele abriga uma das maiores biodiversidades do mundo. Infelizmente, também é conhecida por sua agricultura intensiva e o desmatamento. Plantações destinadas ao mercado internacional, dar um carácter uniforme à paisagem e representam um risco para os desequilíbrios globais.

 

Lá, a famosa floresta amazônica, é vista como uma força e uma restrição. Todos os extremos são  representados: as comunidades indigenas que vivem de recursos florestais dos latifundiários. Então, queremos lançar-nos ao cerna do problema.

Pessoas falam de desflorestação por causa dos grandes explorações de bovinos. Mais, que alternativas existem no  local?

​

a agroflorestal pode ser uma solução?

​

E, não devemos esquecer: o Pará fica no Brasil. E para nos, o Brasil é uma historia de coração. Os paisagens, a língua e a cultura, tocaram-nos durante a nossa primeira experiencia. Más, um viagem touristico nao nos permitiria sentir esses aspetos ...

“ Desenvolver um projeto desde A até Z. Tomar a decisão de formar-se livremente. Conseguimos com o projeto Para Agroflorestal une independência, segura e audaciosa ! ”

Clémence, Maud et Pauline

bottom of page