top of page

A menina Agrofloresta

O que ela é ?

A definição da agrofloresta é um conjunto de práticas agrícolas que integram o árvore  na produção agrícola. Assim, é todas as práticas e técnicas que associam os arvores com culturas e criação sobre uma mesma parcela.

​

Os árvores podem ser uma cerca ao redor da parcela ou na parcela mesma. Os sistemas agroflorestais, seja SAF, resultam dessas práticas agrícolas e se distinguem por sua multifuncionalidade (tem várias funções e vários serviços) e por sua multitemporalidade (presta serviços e recursos a diferente tempo).

A agroflorestal tenta de mimar os mecanismos biologicos e fisiologicos da floresta.

 

Os principios da agroflorestal podem se encontrar em todo contexto e sistema agricola: grande cultura, viticultura, horticultura, criação animal, …

Cada agricultor tem que apropriar-se a sua parcela, seu restrições, sua vontade.

Ele é um criador de espaço de vida.

Aqui, alguns argumentos para explicar os beneficios dos sistemas agroflorestais…

Segundo o site da associação francesa da agrofloresta

A diversidade

A diversidade do SAF vem dos diferentes estratos vegetais que vão coexistir na mesma área, contrariamente no sistemas convencionais. Uma grande diversidade vai criar habitações ecológicas dos polinizadores, a caça, predadores de pragas, … que vão multiplicar os serviços ecológicos. A sombra fornece pelos arvores vão favorecer o crescimento das novas culturas ou das culturas delicadas. A cada época do ano, o agricultor pode safrar suas culturas. assim ele obtém uma renda e produtos agrícolas continuamente. A parcela é um mosaico de culturas, rico, bonito, onde as experiências são possivel…

​

Beneficios:

  • aumentar a biodiversidade

  • aumentar as funções e serviços ecológicos

  • optimizar a utilização dos recursos

  • aumentar a produção e sua valorização

  • valorizar o espaço

A fertilidade

O maior objetivo dos sistemas agroflorestais é de maximizar a produção da biomassa de origem carbônica no espaço e no tempo. Melhorando a vida do solo, o agricultor permite o bom funcionamento do ecossistema e assim uma fertilidade adequada à produção agrícola.

Plantando arvores numa parcela agricola, a agricultura deixa o húmus (matéria orgânica em decomposição) de criar-se a partir da matérias vegetais desses arvores (casca, galho, fruto, folha, raiz). 40% da biomassa de um árvore voltam no solo cada ano… é isso que fornece uma grande fertilidade.

 

Beneficios:

  • materia mineral diretamente utilizada pelas culturas, transformado pelos organismos e microorganismos e microorganismos, presentes no solo, consumiendo o humus

  • Aumentar a resiliência do ecossistema graça a fertilidade do solo, seja que tem a capacidade de retornar a um equilíbrio depois uma perturbação


Nota: a vida do solo é o conjunto das espécies que vivem no solo que tem uma grande importância na fertilidade do solo. Eles transformam a matéria orgânicas vendo dos especies vegetais em matéria orgânica ou mineral que vai ser utilizada pelas culturas ou outros organismos do solo.

Optimização do recurso em água

O árvore absorve a água dos raizes, pois rejeita-a  durante a evapotranspiração por suas folhas.

O arvore vai captar a água em profundidade, enquanto que as culturas captam a água em superfície. Tem uma boa repartição do recurso entre as diferentes espécies do sistema agroflorestais. A utilização da água disponível no solo é maximizada, o que permite de fazer econômicas na escala da parcela, é de consumir mais sustentável esse recursos.

A filtração da água pelos raízes dos arvores é muito importante para ter uma boa qualidade de água.

 

Beneficios:

  • proteger as parcelas da seca

  • filtrar a agua

  • melhorar seu uso

Regulação climatica

O arvore refresca a atmosfera porque ele cobra a água do solo e transpira-a … permite de criar um microclima mais favorável às culturas. A seca e a perda da cultura  são limitadas.

A absorção e o armazenamento do carbono atmosférico pelo arvore participam a limitar o efeito de estufa. Em efeito, 99% da matéria orgânica vem do CO2 atmosférico… cujo 40% vai voltar no solo!

A estrutura do árvore tem um efeito de cobra-vento/ ele protege as culturas da seca e dessecação, e da tempestade.

O sistema radicular estabelece o solo e sua estrutura. Ele Melhora a infiltração da água no solo, sua aeração, limitando a evaporação. Em caso de chuvas fortes, evitar as inundações, a erosão da terra…

​

Beneficios:

  • regular o clima

  • decrescer o efeito de estufa

  • armazenamento do carbono

  • proteger dos riscos climaticos

  • proteger a cultura e o galdo

A agrofleresal é  tão vasta  ... Provar, entre a França e o Brasil, a gente não tem a mesma  definição

O termo "sistemas agroflorestais" significa a prática da agroecologia que combinam árvores com culturas ou pecuárias da mesma parcela.

O termo "sistemas agroflorestais" significa as práticas que combinam especies lenhosa (não tem que esquecer as bananas e palmeiras com culturas anuais ou perenes na mesma parcela.

Ernesto, pesquisador boliviano em agroflorestal

E tantos outros

...

Preservar o ambiente graças a agroflorestal.

(Exemplo na França e no Brasil)

Trabalho em     curso

bottom of page